terça-feira, 10 de maio de 2011

dicas para som do seu micro

Melhorando o som do seu micro

As caixinhas de som que acompanham os kits da Creative Labs (e similares) reproduzirão um som bem melhor se você as ligar a uma fonte de energia.

Para ter um som bem melhor, ligue a placa diretamente à entrada "CD" ou "Line in" de um aparelho de som (um mini-system, um amplificador modular ou até mesmo um 3x1 antigo).

_________________________________________________________________
Algumas palavras sobre headphones (ou fones de ouvido):

Os diferentes tipos de formato de headphone servem para finalidades diferentes. Por exemplo: aqueles que cobrem toda a orelha isolam você dos sons externos. São ótimos para ouvir música em ambientes barulhentos. Mas se você usá-los ao andar de bicicleta ou fazer cooper, terá dificuldades de ouvir buzinas, chamados de pessoas, etc. Para estas situações você deve usar fones intra-auriculares (aqueles pequenos que ficam dentro dos ouvidos), os quais permitem que você também ouça os sons externos.

Não vale a pena ser muito pão-duro ao comprar headphones. Se você costuma usá-los, saiba que na enorme maioria das vezes, vale mais a pena gastar mais 50 reais no headphone do que mais 100 reais no aparelho de som.

Eu obtenho um som melhor ligando um headphone de 200 reais num 3x1 de 300 reais do que ligando um headphone de 20 reais num aparelho de 2.000 reais. Não estou dizendo que você deva gastar 200 dólares num headphone, mas não espere grande coisa daquele que você comprou pelo preço de uma caixa de biscoitos!

___________________________________________________________________
Quais as melhores marcas de som?

Há boas marcas e marcas ruins, sem dúvida. Porém, não creio que se possa comparar marcas boas entre si e simplesmente se dizer que tal marca é melhor que outra. Não se pode afirmar, a priori, que um 3x1 Gradiente é melhor ou pior que um Sony, ou que um micro-system Aiwa seja melhor ou pior que um Panasonic. Depende dos recursos que você deseja e do preço que você está disposto a pagar. A comparação tem que ser aparelho x aparelho, e não marca x marca!


Você sabia que algumas marcas representam, na verdade, o mesmo "branch", a mesma companhia? Por exemplo: Panasonic e Technics (ambas são Matsushita), Realistic e Optimus (ambas são Radio Shack), Philips, Marantz e Magnavox (as três são da Philips). Há casos, ainda, em que uma marca está bastante vinculada, tecnologicamente, a outra. Exemplo: a nacional Gradiente em relação à japonesa JVC.

___________________________________________________________________
A Potência do seu som é verdadeira ?

Há três medidas de potência: RMS, IHF e PMPO. A RMS é a potência verdadeira, mas os fabricantes costumam usar a PMPO que é bem maior e impressiona mais. Não se assuste se aquele amplificador dá "só 160 watts" e aquele mini-system dá "incríveis 600 watts". No primeiro caso, é potência RMS e no segundo, PMPO. Os 160W de RMS significam bem mais de 600W PMPO.

Tanto quanto eu saiba, não há uma regra de conversão de PMPO para RMS. Recomendo que você consulte a potência RMS no manual do aparelho, e esqueça a potência PMPO.
Para você ter uma idéia, há alguns anos uma certa marca nacional dizia que "não reconhecia a PMPO como unidade válida de potência" e que a usava apenas para "permitir comparação com produtos de outras marcas". Nesta época, a potência PMPO era umas 5 ou 6 vezes maior que a RMS (um aparelho de 14W RMS tinha "80W" de PMPO). Há 1 ano, a mesma marca já não fazia nenhuma ressalva à PMPO, mas ainda citava a potência RMS em letras pequenas, nos seus anúncios. A potência PMPO dos seus aparelhos já era umas 10 vezes maior que a RMS. No início de 1998, em anúncio do seu novo receiver de home-theater, com "5000 Watts de PMPO", não era mais sequer mencionada a potência RMS. O aparelho, como pude ver no manual, tinha apenas 240 watts de potência RMS. A PMPO já havia se tornado mais de 20 vezes maior que a RMS !

Vale dizer ainda que nas revistas de aúdio americanas e inglesas sequer é mencionada a potência PMPO, que já foi chamada de 'Potência Musical Para Otários'!

0 comentários:

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More